terça-feira, 26 de novembro de 2013

                                                    Símbolo Internacional da reciclagem

Introdução 
Reciclar significa transformar objetos materiais usados em novos produtos para o consumo. Esta necessidade  foi despertada pelos seres humanos, a partir do momento em que se verificou os benefícios que este procedimento trás para o planeta Terra.
Importância e vantagens da reciclagem 
A partir da década de 1980, a produção de embalagens e produtos descartáveis  aumentou significativamente, assim como a produção de lixo, principalmente nos países desenvolvidos. Muitos governos e ONGs estão cobrando de empresas posturas responsáveis: o crescimento econômico deve estar aliado à preservação do meio ambiente. Atividades como campanhas de coleta seletiva de lixo e reciclagem de alumínio e papel, já são comuns em várias partes do mundo.
No processo de reciclagem, que além de preservar o meio ambiente também gera riquezas, os materiais mais reciclados são o vidro, o alumínio, o papel e o plástico. Esta reciclagem contribui para a diminuição significativa da poluição do solo, da água e do ar. Muitas indústrias estão reciclando materiais como uma forma de reduzir os custos de produção.
Um outro benefício da reciclagem é a quantidade de empregos que ela tem gerado nas grandes cidades. Muitos desempregados estão buscando trabalho neste setor e conseguindo renda para manterem suas famílias. Cooperativas de catadores de papel e alumínio já são uma boa realidade nos centros urbanos do Brasil.

                                             Sacolas feitas com papel reciclável


Muitos materiais como, por exemplo, o alumínio pode ser reciclado com um nível de reaproveitamento de quase 100%. Derretido, ele retorna para as linhas de produção das indústrias de embalagens, reduzindo os custos para as empresas.
Muitas campanhas educativas têm despertado a atenção para o problema do lixo nas grandes cidades. Cada vez mais, os centros urbanos, com grande crescimento populacional, tem encontrado dificuldades em conseguir locais para instalarem depósitos de lixo. Portanto, a reciclagem apresenta-se como uma solução viável economicamente, além de ser ambientalmente correta. Nas escolas, muitos alunos são orientados pelos professores a separarem o lixo em suas residências. Outro dado interessante é que já é comum nos grandes condomínios a reciclagem do lixo.

                                                                                     Símbolos da reciclagem por material

Assim como nas cidades, na zona rural a reciclagem também acontece. O lixo orgânico é utilizado na fabricação de adubo orgânico para ser utilizado na agricultura.
Como podemos observar, se o homem souber utilizar os recursos da natureza, poderemos ter , muito em breve, um mundo mais limpo e mais desenvolvido. Desta forma, poderemos conquistar o tão sonhado desenvolvimento sustentável do planeta.
Exemplos de Produtos Recicláveis
- Vidro: potes de alimentos (azeitonas, milho, requijão, etc), garrafas, frascos de medicamentos, cacos de vidro.
- Papel: jornais, revistas, folhetos, caixas de papelão, embalagens de papel.
- Metal: latas de alumínio, latas de aço, pregos, tampas, tubos de pasta, cobre, alumínio.
- Plástico: potes de plástico, garrafas PET, sacos pláticos, embalagens e sacolas de supermercado.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Autor: 

((o))eco - 21/10/13

Normalmente, a energia luminosa solar (radiação infravermelha) que chega ao planeta Terra é divida: uma parte é refletida diretamente de volta ao espaço, ao atingir o topo da atmosfera terrestre; a outra é absorvida pelos oceanos e pela superfície da Terra, promovendo o seu aquecimento. Desta segunda parte, uma parcela também seria irradiada de volta ao espaço, mas é bloqueada pela presença natural de determinados gases na atmosfera. O efeito estufa é, pois, um fenômeno natural que possibilita a vida na Terra, uma vez que sem a presença destes gases, a temperatura média do planeta seria muito baixa (cerca de 18ºC negativos). Esta troca de energia entre a superfície e a atmosfera proporciona uma temperatura média global, próxima à superfície, ideal ao desenvolvimento da vida (14ºC).
Entretanto, o efeito estufa se torna um problema -- que se pode tornar catastrófico -- quando é agravado. A mudança na concentração dos gases estufa desestabiliza a troca natural de energia (calor), o que, por sua vez, é causa do fenômeno conhecido como aquecimento global.
Essas mudanças ocorrem, principalmente, em função do aumento insustentável das emissões de gases de efeito estufa pelas atividades humanas. A poluição desde a Revolução Industrial do século XVIII até os dias atuais, tornou mais espessa a camada de gases na atmosfera. Essa camada torna o efeito estufa mais intenso, impedindo que fração cada vez maior da energia solar seja dispersa. O espessamento da camada gasosa captura quantidades maiores de calor e luz, semelhante a uma estufa de vidro para plantas, daí o nome do fenômeno.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Sejam Bem-vindos!

Hoje em dia um dos temas mais comentados em todo o mundo é a sustentabilidade. Diversas pessoas e empresas vêm se interessando cada vez mais sobre o assunto, e muito mais do que isso, estão colocando em prática ações que contribuem para a preservação do Meio Ambiente. Como por exemplo, fazendo reciclagens com materiais que são descartados, fazendo racionamento de água, economia de energia, etc.


Mais para se falar em Sustentabilidade, é necessário dar uma definição à palavra antes de começar a falar sobre o projeto.

SUSTENTABILIDADE é um termo usado para definir atitudes e ações que visam suprir as necessidades dos homens, sem comprometer o futuro das próximas gerações. Está voltada para o desenvolvimento econômico e material sem agredir o meio ambiente, fazendo o uso de recursos naturais da melhor maneira possível.

No entanto, promover a sustentabilidade não é uma tarefa nada fácil, pois poderá surgir obstáculos devido às mudanças que precisarão ser feitas. Para que se tenha melhoria, é necessário que haja uma grande renuncia, pois o mundo em que vivemos a cada dia que passa é mais consumista e materialista. 

Estamos em pleno século XXI e ainda assim não conseguimos ter uma relação harmoniosa entre o desenvolvimento econômico e a preservação ambiental. Priorizamos sempre os lucros sem se importar com os meios que utilizamos para consegui-lo.

Com o intuito de promover a conscientização para preservação do Meio Ambiente entre as pessoas, a turma irá promover um evento que terá como marca, O DIA VERDE.

Através do evento, iremos proporcionar o conhecimento e a conscientização das pessoas através de temas e ações que envolvam meio ambiente. Estimular a mudança prática de atitudes e hábitos em relação a recursos naturais, a fim de possuirmos um ambiente sustentável.

· Apresentar alternativas e soluções para as questões ambientais para que possam ser desenvolvidas no dia a dia.

· Conscientizar sobre a importância do Meio Ambiente.

· Mostrar a importância da coleta seletiva

· Observar e analisar fatos e situações de todos os tipos de lixo do ponto de vista ambiental, com um olhar crítico, reconhecendo assim as necessidades e oportunidades de atuar de modo a garantir um meio ambiente saudável

· Perceber que a reciclagem pode se tornar um excelente recurso financeiro
· Conscientizar sobre a importância de diminuir a poluição.




PARTICIPE!